Nova embaixada dos EUA em Londres terá apelo sustentável

Como um cubo de cristal, nova embaixada americana será revestida em vidro fotovoltaico capaz de gerar energia

Nova embaixada americana Londres
Se alinhando às questões ambientais, projeto visa fazer alusão da democracia americana à transparência do vidro, permitindo total iluminação natural no interior do edifício

O governo norte-americano, anunciou que investirá US$1 bilhão (R$1,8 bilhão) para construir uma nova embaixada em Londres, aliando conceitos de eficiência energética, redução de impacto ambiental e inserção no ambiente urbano local para diminuir a emissão de gases do efeito estufa.

O Departamento do Estado anunciou no final de fevereiro que o escritório de arquitetura Kieran Timberlake, da cidade de Filadélfia (EUA), ganhou a concorrência com um projeto que aliou a transparência no discurso simbólico do campo político com a transparência de um revestimento de vidro que permite iluminação natural no interior do edifício em nível arquitetônico.

O vidro também vai ter uma película fotovoltaica, para gerar eletricidade no edifício que terá o formato e aparência de um de cubo de cristal. A cobertura do prédio será toda revestida por esta película cristalina fotovoltaica, que terá 8.300 metros quadrados, com uma produção de mais de 345.000 kWh de energia.

A orientação do prédio de 8.300 metros quadrados, localizado próximo ao Rio Tâmisa e de estações de metrô, visará aproveitar ao máximo a incidência solar para melhorar o controle de temperatura e iluminação no interior, enquanto a cobertura do edifício também gerará eletricidade.

Além disso, a segurança será integrada na criação de lagos e jardins do lado de fora, que também ajudarão na regulação da temperatura e ventilação do prédio com a plantação de árvores nativas das ilhas britãnicas.

Segundo o Departamento do Estado, a nova embaixada deve estar completa até 2017.

Kieran Timberlake ganhou a seleção que inicialmente teve 37 inscritos e nove pré-finalistas.

Nova Embaixada EUA Londres
Embaixador para o Reino Unido, Louis B. Susman, e Diretor Interino do Departamento de Edifícios e Operações no Exterior, Adam Namm, observou, "o projeto de KieranTimberlake atende o objetivo de criar um ambiente moderno, acolhedor, atemporal, seguro e com eficiência energética para o século 21
Nova embaixada EUA Inglaterra
As películas fotovoltaicas de ETFE, foram otimizadas para sombrear interiores, embora admitam luz. Seu padrão visual fragmenta a fachada, além de interceptar o aquecimento e o transformar em energia por meio de finos filmes fotovoltaicos presentes nas películas de ETFE. Outra função seria manter as fachadas, praticamente transparentes, visíveis para aves migratórias, evitando colisões
Embaixada americana Londres
A estrutura transparente da fachada, em forma cristalina cúbica representa a combinação ideal entre um sombreamento externo facetado, um sistema de coleta e vidros com resistência à explosões.

Fonte: revista sustentabilidade